DERMATOLOGISTA

DERMATOLOGIA CLÍNICA

dermatologia-clinica

Dermatologia Clínica

A beleza não está na perfeição, mas onde seus olhos a encontrarem.

Escolhi a dermatologia antes mesmo de fazer medicina. Sempre tive grande paixão por essa especialidade pelo fato de várias doenças se manifestarem pela pele, desafiando o raciocínio clínico. Prezo pelo atendimento de forma humanizada, inovadora e individualizada.

Conheça nossos serviços

É uma doença inflamatória da pele que cursa com a formação de comedões, pápulas, pústulas, nódulos e/ou cistos como resultado da obstrução e inflamação da unidade pilossebácea (folículos pilosos e suas glândulas sebáceas acessórias).

A acne se desenvolve na face e parte superior do tronco. Afeta com mais frequência os adolescentes.

O diagnóstico é pelo exame clínico e o tratamento baseia-se na gravidade do quadro, medicamentos tópicos e sistêmicos direcionados para reduzir a produção sebácea, infecção, formação de comedões, inflamação, proliferação bacteriana e normalizar a queratinização.

É uma reação inflamatória da pele que pode manifestar-se em diferentes regiões do corpo, causando sintomas como vermelhidão, descamação, coceira, manchas, placas e bolinhas brancas ou avermelhadas.

Pode ser desencadeada por cosméticos, produtos químicos, agentes presentes no ar (poeira), alimentos, medicamentos e até mesmo picadas de insetos.

O tratamento será indicado após avaliação do seu dermatologista.

Alopecia é ausência, rarefação ou queda, transitória ou definitiva dos cabelos ou pelos do corpo, podendo ocorrer de forma local, regional ou total.

 Alopecia é classificada como cicatricial ou não-cicatricial, dependendo se a perda de cabelo é permanente ou não.

A queda capilar pode ocorrer por diversas causas, sendo as principais: estresse, pós parto, medicamentos, pós cirurgia, deficiência de proteínas, vitaminas, dietas, uso de produtos químicos capilares, doenças auto imunes como lupus eritematoso sistêmico, hipotireoidismo, hipertireoidismo, líquen plano, e doenças infectocontagiosas como sífilis.

O diagnóstico é feito pelo dermatologista através do exame clínico capilar e exames complementares. O tratamento será preconizado de acordo com a causa.

O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Existem vários tipos, os principais são:  carcinoma basocelular, espinocelular e o melanoma. Outros menos comuns são: carcinoma de Merkel e os sarcomas de pele.

Os sinais e sintomas variam e é preciso ficar atento às seguintes mudanças:

  • Pinta ou sinal que apresente crescimento, coceira, sangramento frequente e/ou mude de cor, tamanho, consistência ou espessura.
  • Lesão rosada ou avermelhada de crescimento lento, mas constante.
  • Qualquer ferida que não cicatrize.
  • Qualquer mancha de nascença que mude de cor, espessura ou tamanho.
  • Abcde. tipos-de-pintas-na-pele

Caso tenha algum dos sinais e sintomas listados acima procure seu dermatologista que poderá avaliar melhor e verá a necessidade de fazer exérese, biópsia e/ou exames complementares.

É uma inflamação na pele que cursa principalmente com descamação (caspa) e vermelhidão em algumas áreas do corpo como couro cabeludo, sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, atrás das orelhas e/ou tórax.

É uma doença não infecto contagiosa, de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos como alergias, estresse emocional, frio, calor, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

O diagnóstico é clínico feito pelo médico dermatologista , o qual preconizará o melhor tratamento e orientará a ter alguns cuidados que minimizem os sintomas e as recorrências do quadro.

É uma infecção dos folículos pilosos.

A etiologia não é bem esclarecida, a transpiração, trauma, fricção e oclusão da pele são conhecidos por potencializar a infecção. O patógeno pode ser bacteriano, fúngico, viral ou parasítico.

São sinais e sintomas: dor leve, prurido ou irritação, pústulas superficiais ou nódulos inflamatórios ao redor do folículo piloso.

É uma doença inflamatória crônica do folículo piloso e estruturas associadas.

A inflamação folicular e a subsequente oclusão levam à ruptura do folículo e ao desenvolvimento de abscessos, fístulas e cicatrizes.

Ocorre nas axilas, virilhas, períneo, em torno dos mamilos e ânus. O diagnóstico é clinico e o tratamento depende do estágio.

É uma erupção inflamatória, recorrente e pruriginosa, caracterizada por pequenas pápulas poligonais, aplanadas e violáceas, que podem coalescer formando placas descamativas e rugosas, geralmente acompanhadas por lesões orais e/ou genitais.

O diagnóstico é, em geral, clínico e comprovado por biópsia da pele. O tratamento em geral requer medicamentos tópicos ou intralesionais.

Os casos graves são tratados com fototerapia ou medicações sistêmicas.

Caracteriza-se pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas que também pode ser extra facial, como o acometimento dos braços, pescoço e colo. Não há uma causa bem definida e é mais frequente em mulheres.

Na maioria das vezes está relacionada ao uso de anticoncepcionais, gravidez, predisposição genética e principalmente em áreas expostas à luz solar e até mesmo a luz visível( luz do celular, computador, luz branca).

O diagnóstico e tratamento devem ser feitos pelo seu dermatologista.

São infecções causadas por fungos que acometem a pele, unhas e/ou cabelos. São particularmente mais frequentes no calor, onde existem condições favoráveis para o desenvolvimento do fungo.

Os médicos dermatologistas possuem treinamento especializado e atualizado para diagnosticar e tratar as micoses.

É uma doença inflamatória, de caráter crônico que cursa com placas eritematodescamativas bem delimitadas, recobertas por escamas prateadas.

Pode ser localizada ou disseminada por todo corpo, podendo acometer inclusive couro cabeludo e unhas. Fatores desencadeantes comuns incluem trauma, infecção, fumo e fármacos. Em alguns casos, desenvolve-se doença grave com artrite psoriática .

O diagnóstico é realizado clinicamente pelo dermatologista e o tratamento com medicamentos tópicos, fototerapia e/ ou fármacos sistêmicos.

É uma doença inflamatória crônica que ocorre principalmente em adultos entre os 30 e 50 anos. É mais frequente em mulheres, porém quando acomete homens costuma ser mais grave.

A causa da rosácea ainda é desconhecida, sendo mais frequente em brancos e descendentes europeus.

Vários fatores são desencadeantes como o estresse, alimentos quentes e condimentados, mudanças bruscas de temperatura, exposição solar, entre outros agravantes.

Pode se manifestar de forma leve com apenas eritema e telangiectasias na face, bem como lesões papulo vesiculares, fimas, e comprometimento ocular.

Procure seu dermatologista para indicar o tratamento adequado.

São lesões epidérmicas benignas comuns, associadas à infecção por papilomavírus humano. Podem surgir em qualquer local do corpo, com morfologia variadas.

Afetam pacientes de todas as idades, mas são mais comuns em crianças.

O diagnóstico é clínico .Costumam ser autolimitadas, mas podem ser tratadas por procedimentos cirúrgicos, medicamentos tópicos e injetados.

É a perda dos melanócitos da pele, causando áreas de despigmentação cutânea em várias extensões.

A causa é desconhecida, mas fatores genéticos e autoimunes são prováveis.

O diagnóstico é clínico, com base no exame físico da pele e o tratamento com medicamentos tópicos e/ou sistêmicos e fototerapia.

GALERIA DE FOTOS

Realce ainda mais a sua beleza, atendimentos visando sempre atender às necessidades individuais dos pacientes. Oferecemos o que há de mais moderno em tratamentos dermatológicos, estética facial e corporal avançada.

aPROVEITE AGORA

Entre em contato e conheça nossas condições especiais!

Responsável Técnica: Dra. Bruna Gambôa – CRM: 143464 | RQE: 89791

Endereço:

Avenida São João, 2375 Cj. 1601 – Jardim das Colinas

Edifício Helbor Offices | São José dos Campos-SP
CEP 12242-000

© 2024, Dra. Bruna Gambôa – All Rights Reserved. | Feito com ❤️️ por @ricardomenck

Abrir chat
Dermatologista - Dra. Bruna Gambôa
Olá, tudo bem? Dúvidas e agendamentos me chama aqui!!